segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da água



Dia mundial da água propõe reflexões


A Comemoração do Dia Mundial da Água, nesta segunda-feira, 22 de março, propõe uma ampla reflexão sobre o consumo consciente e a necessidade de preservar as fontes de água potáveis.

A data foi definida pela Organização das Nações Unidas em 1993, segundo recomendações da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Quem já ficou sem água certamente sentiu na pele os transtornos de não poder lavar a louça, fazer comida, tomar banho e matar a sede. Mas se um dia a água acabar?

 Todos nós sabemos que a água é essencial para a vida do ser humano e para o Ecossistema. O GREENPEACE apresenta em diversas propagandas que um dia esse precioso líquido não vai mais existir.

“A água tem se tornado escassa progressivamente, tanto em qualidade quanto em quantidade. Desperdiçada e desprezada durante muito tempo, ela se torna, a cada dia, um produto caro e raro, cuja escassez ameaça uma grande parte da humanidade. Não demora e o mundo terá de enfrentar a crise da água. Este será um dos grandes desafios do próximo século”, citação no site do Greenpeace (Profecia feita há mais de 200 anos por “Olhos de Fogo, uma velha índia Cree”).

A conscientização é, sem dúvida, importantíssima.  O ser humano não deve desperdiçar a água, não deve jogar lixo para evitar a contaminação, economizar e dar valor a esse bem. Ao mesmo tempo, o Brasil está entre as maiores reservas do planeta e é um dos países que mais desperdiça o recurso. A organização não-governamental Greenpeace estima que o brasileiro consuma, em média, 300 litros de água por dia – a ONU recomenda 200 litros como ideal. Para cada copo que se bebe, por exemplo, são gastos outros dois na lavagem. Em números gerais, o consumo humano urbano representa 27% da água extraída dos rios brasileiros. A maior parte (47%), vai para a irrigação.

Por: Tiago Garcia – Colunista da Surfar.


Água é vida, economize !! Obrigado !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário